Pages

14 de novembro de 2011

E-books: uma nova Informação. um novo Suporte.

----------------------------------------------------------------------------
A maior vantagem que vejo nos E-BOOKS é a praticidade de carregar 
uma "biblioteca"em um único suporte.

Porém, para mim, é a única vantagem que 
compete com os LIVORS IMPRESSOS. 


Se você consegue estabelecer a diferença entre uma carta e um e-Mail, certamente sabe, por analogia, que livros e e-Books se encaixam no mesmo conceito. Termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital. (AMARAL,2009)
A facilidade de se ter um e-book a disposicão é, imensuravelmente, mais em conta que um livro de prateleira. Tendo um suporte tablet em mãos, por exemplo, posso ir à China comprar meu e-book e em poucos segundos estarei lendo-o. Como já citado, o peso de carregar a quantidade que precisar também é incomparável ao peso de levar em material impresso. Os formatos disponíveis já são os mais diversos...enfim, tudo coopera para acreditarmos que o livro perderá sua fama.

Mas e o prazer de se ter um livro impresso em mãos? Não são os prazeres que movem o homem? Comprar um livro, e comprar um tablet são coisas que podem ser feitas juntas e uma não precisa substituir a outra. O tablet é um suporte que tem infinitas possibilidades de praticidades.

E porque não ter os e-books? Devemos ter o e-book, para consultas breves, mas acredito que ler um e-book todo é algo que tira o prazer da leitura, que cansa os olhos, que gasta energia...e um simples livro não precisa nem de bateria, ti leva a varios lugares, e não faz mal à tua saúde.

Bom, e quanto às bibliotecas? Por mais que eu ame bibliotecas e faça biblioteconomia, não gosto de me focar nelas. As bibliotecas e os bibliotecários  parecem limitadores do conhecimento e não disceminadores, como deveriam ser. Esse assunto de tecnologia nem deveria ser algo debatido neste mundo de informação, pois é natural que o mundo ande e as "coisas" acompanhem...as informações evoluem  numa velocidade de piscar de olhos e as bibliotecas a passos de tartarugas.
É lógico que os livros sempre existirão, mas também é lógico que cada vez menos as pessoas terão tempo de ficar horas procurando em estantes. Facilita bibliotecário!

REFERÊNCIAS:


REVOLUÇÃO E-BOOK. O peso dos E-books. 2011. Disponível em:<http://revolucaoebook.com.br/>. Acesso em: 14 nov. 2011.

TECMUNDO. O que é e-Book?. 2009. Disponível em:<http://www.tecmundo.com.br/1519-o-que-e-e-book-.htm>. Acesso em: 14 nov. 2011.




0 comentários:

Postar um comentário