Pages

14 de novembro de 2011

WEBmuseus: uma breve experiência.

---------------------------------------------------------------------------------------
MUSEU: 
“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e exibe, para fins de estudo, educação e lazer, evidência material das pessoas e de seu meio ambiente”. (LOUREIRO,2004)
WEBmuseu:
Com a geração do Ciberespaço surgiram os webmuseus, que caracterizam ambientes informacionais onde são feitas exposições de obras de arte em ambientes virtuais. (LIMA, 2011)
---------------------------------------------------------------------------------------

VISITANDO WEBMUSEUS...

Achei o layout de entrada bem interessante, mas o site está passando por melhorias e está sem acesso por mais 9 dias.

Museu super interessante! Gostei muito do passeio, pena que é um museu somente on line (rsrs); temos total visão 3d, descrição das obras ao clicar nelas, com diversas informações. As exposições são constituídas de obras em pinturas, esculturas e web. A arquitetura é moderna e as obras muito bem organizadas.

O MARGS é mais um site do museu do que um WEBmuseu. Tem fotos das obras, tem espaços 
interativos...é um site bem completo mas, na minha visão, não se enquadra na categoria de WEBmuseu.

Este museu é muito interessante pelo foco que tem. Objetiva juntar história de pessoas. 
Porém, mesmo que só exista na web, nem se compara com o MUVA, por exemplo, pois tem aparência de site. Possui interatividade e uma boa causa, mas seu layout não é atrativo, não possui diferencial que chame atenção das pessoas comuns, que não entendem o sentido de um museu. Para mim, assim como o MARGS, eu o deixaria na categoria de site institucional.


REFERÊNCIAS:

LOUREIRO, Maria Lucia de N Matheus. Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.33, n.2, 2004.

LIMA, Fabio Rogério Batista. Imagem e Tecnologia: intersemioses em webmuseu de arte. São Paulo: UNESP, 2011. Tese (Mestrado) - Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Filosofia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.

0 comentários:

Postar um comentário