Pages

31 de outubro de 2011

Jornais DIGIT@IS

         _________________________________________________________________________________________
        
    A tecnologia e a expansão do fluxo de informações está cada vez mais   
   transformando a sociedade e seus hábitos. O ser humano, não precisa nem 
   sair de casa para saber os fatos de sua região ou mesmo de outros lugares 
   do mundo. É somente ligar o rádio, a televisão, ler o jornal impresso e/ou 
   acessar à Internet. Atualmente, a Internet, é o veículo de comunicação mais 
   revolucionário de todos os citados, por reunir várias formas (textos, vídeo e  
   áudio), tudo ao mesmo tempo, com a finalidade de informar e atrair o 
   internauta esteja ele onde estiver e a hora que quiser, pois o conteúdo fica 
   disponível 24 horas por dia. (PRADO, 2006)

          Os jornais eletrônicos apenas acompanham a evolução tecnológica que vem ocorrendo, assim como a maioria dos meios de informação. No início a internet no meio jornalístico era tratada apenas como uma "copiadora" do jornal, onde o mesmo jornal era apenas digitalizado, sem interatividade alguma; atualmente é muito diferente.

Os jornais digitais deixam nossas atualizações de notícias muito mais rápidas e práticas, possibilitando a leitura de vários jornais em um mesmo suporte, a internet. Impactando bastante a maneira como fazemos a leitura dos jornais, o acesso é possível sem a necessidade de deslocamento para a compra de um jornal impresso, isso tudo se tratando em pura informação, pois ainda tem os sites cheios de interatividades, como o http://www.jornaldigital.com/ .

A praticidade é inquestionável, porém a transformação total do papel para o modo virtual, somente será possível quando 100% da população tiver acesso à informação via internet, caso contrário, a informação será limitada a uma parcela da população que possui acesso à internet, e a informação se tornaria discriminadora. Mas a informação é para todos! Portanto não creio que a extinção do formato em papel ocorrerá, tendo em vista que para muitos cidadãos o papel ainda é a maneira mais prática e barata de se obter informação.

Quanto aos profissionais da informação e suas áreas de atuação, este assunto -JORNAIS DIGITAIS-  pode ser uma bela justificativa para convencer seu chefe a informatizar a sua biblioteca, trazendo pessoas novamente a ela e removendo as teias de aranha. (rsrs)

REFERÊNCIAS
ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo Digital:Dez anos de web...e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, v.9-10, p. 93-102, 2066.

JORNAL DIGITAL. Disponível em: <http://www.jornaldigital.com/fichatecnica.php>. Acesso em: <31 out. 2011>.

PRADO, Cristiane Ramos do. A trajetória do jornalismo impresso para o jornalismo digital. 2006. Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos2/jornalismo-impresso/jornalismo-impresso.shtml#desa>. Acesso em: <31 out. 2011>





0 comentários:

Postar um comentário