Pages

9 de setembro de 2011

MicroBLOGS


Ferramenta de textos curtosatualizações rápidasvisualizações de fácil acesso. O mundo twitta, twittar virou estratégia de MKT!
_________________________________________________________________

MicroBLOG é como um BLOG.  Permite aos usuários que façam atualizações breves de texto, geralmente com menos de 200 caracteres, para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo aceito pelo usuário/dono do microblog. Estes textos podem ser postados ou acessados por diversos meios, tais como via browser ou aplicativos que rodam em outros gadgets, como celulares, smarthphones e tablets.

O serviço de microblog mais popular é o TWITTER, que foi lançado no ano de 2006. Recentemente muitos novos serviços com a mesma finalidade também foram lançados, como o Pownce, que une microblog e compartilhamento de arquivos; também há serviços de microblogs locais voltados para determinadas nacionalidades, tais como o Frazer na França e na Alemanha, Play Talk na Coréia do Sul, Fanfou na China e o TeLog utilizado no Brasil. As demais redes sociais populares como Facebook, MySpace e Orkut também possuem recursos de microblog, porém o mais utilizado para tal finalidade, de divulgação por breves tópicos, é o twitter.

O TWITTER, é um espaço com o intuito de divulgar, de forma rápida, opiniões, notícias e tudo o mais que for considerado por parte do autor, interessante. Porém assim como os Blogs tornaram-se diários de muitos usuários, o twitter tornou-se MSN para muitos dos seus colaboradores, que fazem uso desta ferramenta para bate-papos particulares que são desinteressantes para os demais que não fazem parte da tal conversa partilhada publicamente. Voltamos ao comentário feito no 1º post deste blog, onde digo que nós, brasileiros, não conseguimos lidar com a liberdade de expressão, e acabamos confundindo esta liberdade com a necessidade de fazer um marketing pessoal.
[tem posts que dá vontade de chorar ... fico triste por eles!]

Quanto estratégia de Marketing em instituições como Bibliotecas e demais que lidam com a informação registrada diretamente, este canal pode ser de suma relevância, pois por meio dele podemos divulgar os links diretos para sites, artigos, blog da instituição, etc. É uma ferramenta que mostra o quanto a entidade se atualiza e está presente no mundo virtual, quebrando paradigmas que trazem uma realidade mentirosa à tona, de que bibliotecas e museus estão ultrapassados e desatualizados!

REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA. Microblogging. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Microblogging>. Acesso em: 9 set. 2011.


CARDOZO, Missila Loures. Twitter: Microglog e Rede Social. Caderno.com, v.4, n.2, p.24, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário