Nesta 1ª postagem, escreverei um pouco sobre como podemos fazer uso desta ferramenta, BLOG, como parte estratégica do marketing em instituições.
O Blog é uma ferramenta livre, onde os "blogueiros" podem publicar o que lhes parecer interessante, podendo ser, preferencialmente, informação útil para as demais pessoas ou, apenas um blog de desabafos com características de um diário (péssima ideia). Existem Blogs para todos os gostos, que relatam diversos pontos de vista, que somente repetem as pesquisas já publicadas em outros suportes, acadêmicos - como este, etc.
Diante da internet, um espaço cheio de possibilidades e livre (livre é o problema para os brasileiros), a maioria dos usuários não sabem como lidar com as ferramentas que a web nos dispõe, e acabam por denegrir a imagem de canais que podem ser de extrema utilidade para as empresas. Na era das redes sociais, o mais prático é receber informações por indicações e pesquisas apenas por palavras chave, o desafio é fazer com que o seu Blog seja realmente notado e se torne um canal de marketing funcional para a instituição em que você irá implementar esta ferramenta.
Por meio dos Blogs podemos criar um relacionamento mais próximo com nossos stakeholders, atualizando com freqüência as postagens e sabendo como divulgar de forma positiva e interessante o seu material. Porém deve-se ter cuidado para que o seu blog não acabe manchando o nome da instituição ao invés de alavancar a mesma, pois o Blog é uma ferramenta que exige tempo do blogueiro, por isso a estratégia utilizada deve ser bem planejada, para que realmente resulte nos resultados esperados.
Um exemplo de como podemos fazer uso desta estratégia em nosso meio, de Ciências da Informação, é uma instituição que não tenha verba suficiente para ter um site, pode investir nas redes sociais e fazer um marketing fortíssimo, tornando o seu Blog no seu "carro chefe" onde todas as características e novidades são postadas de forma bem atrativa para os seus usuários. Podemos observar o emprego desta estratégia na citação que segue:
Os efeitos do crescimento no número de blogs chegaram também à nossa área.Já existem inúmeros blogs. Usando como exemplo, uma busca simples feita noTechnorati com o termo “library” apresentou a existência de 2791 blogs. Muitosdesses sítios se referem a ações desenvolvidas por bibliotecas em diversospaíses. (CUNHA, 2011)
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Um Blog bem planejado
pode se tornar uma ferramenta de ouro
para o seu Marketing!
REFERÊNCIAS
CONCEIÇÃO, Bárbara C Barreto. Redes Sociais: novos desafios de marketing. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/redes-sociais-novos-desafios-de-marketing/44905> Acesso em: 28 ago. 2011.
COELHO, Tom. Marketing Multinível de Resultado. 2010. Disponível em: <http://midiandomkt.blogspot.com/2010/03/marketing-multinivel-de-resultado.html> Acesso em: 29 ago. 2011.
WEB CLINT. Agência Digital. Disponível em: <http://youtu.be/OLl3Bbef74s> Acesso em: 30 ago. 2011.
CUNHA, Murilo Bastos da. Blogs da Biblioteconomia: novo potencial para a atualização do profissional. 2010. Disponível em: <http://redarterj.wordpress.com/2010/02/20/blogs-da-biblioteconomia-novo-potencial-para-a-atualizacao-profissional-murilo-bastos-da-cunha> Acesso em: 30 ago.2011.
COELHO, Tom. Marketing Multinível de Resultado. 2010. Disponível em: <http://midiandomkt.blogspot.com/2010/03/marketing-multinivel-de-resultado.html> Acesso em: 29 ago. 2011.
WEB CLINT. Agência Digital. Disponível em: <http://youtu.be/OLl3Bbef74s> Acesso em: 30 ago. 2011.
CUNHA, Murilo Bastos da. Blogs da Biblioteconomia: novo potencial para a atualização do profissional. 2010. Disponível em: <http://redarterj.wordpress.com/2010/02/20/blogs-da-biblioteconomia-novo-potencial-para-a-atualizacao-profissional-murilo-bastos-da-cunha> Acesso em: 30 ago.2011.
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